sexta-feira, 22 de maio de 2015

O que são Switches?

O que são Switches?


O Switch trabalha por comutação, ele permite a conexão de computadores em rede. Bem, a melhor maneira de entender o funcionamento do Switch é considerá-lo como uma evolução do HUB. Isso porque ocupa também a função central da rede, realizando a conexão entre várias máquinas numa LAN (Local Area Network). No entanto, apresenta uma diferença fundamental - os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino.


Existem dois tipos de Switch:


-Switch Gerenciável captura algumas informações sobre a utilização das portas e permite que um software faça gráficos demonstrando com o tráfego de dados está acontecendo em cada porta. Alguns switches gerenciáveis também permitem que através de software, uma ou mais portas sejam ligadas/desligadas.


-Switches não-gerenciáveis costumam fazer a mesma função de um HUB e são indicados para pequenas redes.

Veja abaixo a imagem de um switch:





Referências: http://pt.wikipedia.org/wiki/Switch_%28redes%29


6 comentários:

  1. Gostei da definição!! Trouxe margem para abrangência dos conteúdos seguintes, e achando que não avançou além da limitação de introduzir o dispositivo, pois seu funcionamento seria algo mais abrangente, que sera trabalhado no proximo post, gostaria de adicionar algo a mais: o switch consegue ter mais de um computador enviando dados, justamente por ter como um destes enviando para um de destino, diferente do hub que envia para todos (como disse), mas isso acontece por falta de tecnologia do hub, que “reflete” os dados para os outros, impossibilitando que computadores que recebem possam enviar também, que no caso são todos. Já o Switch consegue, justamente por ter computadores livres para envio, pois não recebem dados quando um destes envia. Também, os Switches são mais indicados para redes mais complexas, maiores.

    ResponderExcluir
  2. Bem legal. O switch realmente é considerado a evolução do hub e por isso é bem mais usado hoje em dia. O post ficou bem arrumado e entregou o conteúdo pedido de forma correta.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa e clara a definição. Eu particularmente não entendia muito bem sobre esse equipamento e agora pude ter uma noção melhor e mais ampla em relação a ele.

    ResponderExcluir
  5. Ótima a sua definição. Me ajudou muito e tirou muitas duvidas que eu tinha em relação a este equipamento nessa postagem resumida mais muito bem explicada e a parti de agora terei uma visão mais técnica em relação a Switch.

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal,
    O switch não gerencial não funciona como um hub, apenas não possuem software para gerenciar portas, acessos e estatísticas.

    ResponderExcluir